Como tocar guitarra como um profissional?

Tocar guitarra como um profissional é o sonho de muitos mas poucos estão dispostos a pagar o preço.

São muitas horas de treino e a dedicação necessária é um pouco maior que alguns outros instrumentos.

guitarra-fender

No inicio, a curva de aprendizado é bem alta. Tudo é novidade e a absorção das bases do instrumento é lenta.

É exatamente nesse ponto que muitos desistem. Uma pena. Normalmente essa fase inicial é curta mas quem está começando não consegue ver progresso e acaba desistindo.

De qualquer forma, depois que você vai evoluindo, a progressão passa a ser mais linear e, se a base foi bem feita, você está apto a progredir nos estudos.

O que eu sugiro que você faça? O que a grande maioria dos guitarristas amadores não fazem!

aulas-de-guitarra

Você precisa treinar, principalmente no inicio, como um “tarado”. Você precisa pegar na guitarra todo santo dia. Os exercícios educativos vão te dar a base necessária para os solos e os acordes mais difíceis.

Se todos nós sabemos disso, porque não fazemos? Porque dá trabalho! Na nossa natureza, salvo raras exceções, a gente já começa algo esperando muito mesmo tendo feito pouco ou nada. Os valores estão invertidos.

Sendo um pouco mais pragmático, vamos as etapas que eu considero primordiais para que a evolução de amador para profissional fique mais clara:

1. Você precisa encontrar um guitarrista brasileiro que seja o seu ídolo. Mas porque brasileiro se os melhores do mundo são de fora? Porque você vai dar um jeito de conhecer o cara. Você precisa se aproximar do mundo dele. Tire uma foto, diga que você tem o sonho de ser um guitarrista profissional e que ele é a sua inspiração. Você pode achar esse primeiro passo uma palhaçada. E eu entendo. Mas eu te garanto que se você o fizer, suas chances de conseguir tocar profissionalmente aumentam absurdamente. Você vai desistir já no primeiro passo?

2. Você precisa de boas fontes para exercitar suas bases. Nesse primeiro momento, você não precisa comprar nada. Escolha alguns vídeos no youtube e comece a praticar. De preferência aos exercícios educativos. Aqueles em que vc repete um movimento muitas vezes mas que ele serve de base para acordes mais complexos.

3. Faça um diário da sua evolução. Você precisar saber exatamente de onde você saiu e onde você está nesse momento. A melhor forma de acompanhar é escrevendo. Separe 5 minutos, não mais do que isso, e pense na sua evolução desde ultima vez que você escreveu. O que você fez, quando, por quanto tempo, etc. Acredite em mim, esses registros podem mudar a sua vida.

como-aprender-a-tocar-guitarra

4. Grave alguns vídeos. Não precisa ser nada muito elaborado não. Faça suas gravações com o seu próprio celular. O importante nesse passo é que você se veja tocando uma música e/ou fazendo um solo. Não perca tempo gravando treinos. A ideia aqui é você gravar suas “apresentações”. Imagine-se num palco. Escolha 1 ou 2 músicas e toque. Simples assim. Depois reveja e tire suas próprias conclusões.

5. Este é o ultimo passo e, talvez, o mais importante. Não ache que onde você está hoje é o seu destino. Dentro do possivel, busque a perfeição. Treine cada vez mais e pense sempre uma coisa: enquanto você não está treinando, alguém está. Sempre tem alguém mais determinado e mais resiliente que a gente. Então não deixe que isso aconteça. Não estou falando para você começar a treinar como um “tarado”, da forma que sugeri no inicio desse texto. Naquele momento, esse nível de dedicação era necessário. Agora não! O importante aqui é a consistência. Dê o seu melhor e faça a diferença.

Esse foi mais ou menos o caminho que eu segui. Algumas coisas eu não sabia na época e, portanto, eu não fiz. Mas a experiência me mostrou a importância de fazê-las. Por isso que eu recomendo que você as faça.

Na minha jornada, se tem uma coisa que eu confesso que acelerou muito o meu aprendizado foi o fato de ter tido acesso ao um curso de guitarra online.

Você acaba perdendo muito tempo procurando por algo de qualidade no youtube, alem do fato de não conseguir seguir uma seqüência pois os vídeos normalmente não estão completos.

Para mim funcionou e talvez funcione para você.

O único curso que eu conheço e recomendo é o curso do Leandro. O cara é um guitarrista profissional, tem bastante experiência e criou um curso passo a passo para quem está começando a tocar guitarra  do zero.

O fato de ser um curso online e de disponibilizar tudo em video-aulas, permite que a gente evolua no nosso tempo. Foi assim que eu fiz. Eu assitia o mesmo vídeo várias vezes, colocava para reproduzir em uma velocidade mais lenta e ia tocando junto com o Leandro. A coisa fluiu.

Eu não vou ficar falando muito sobre isso porque essa é uma avaliação muito pessoal. Você precisa assistir o vídeo de apresentação dele e chegar nas suas próprias conclusões.

Espero que tenham gostado do post e até o próximo!

Leave a Comment